Cases de uso de Chatbots em empresas de diferentes segmentos

Em pesquisa da Chatbots Brasil com Opinion Box foi constatado, que em cada 10 entrevistados, 4 preferem se comunicar com as empresas por texto e 70% disseram que estão dispostos a se comunicar com as empresas através do WhatsApp ou do Facebook Messenger.

Também existe aumento na taxa de desinstalação de aplicativos. Uma pesquisa realizada pela AppsFlyer apurou que, no Brasil, a cada dois apps instalados em aparelhos com o sistema operacional Android, um é desinstalado.

A Chatbot Survey 2017 diz que 75% das empresas participantes planejam construir um chatbot para o seu negócio ainda em 2017.

Mas de que forma é possível incluir esse atendimento virtual em no negócio?


Exemplos de Chatbots
Uma das melhores formas de saber como poder utilizar esse serviço é conhecendo exemplos reais de onde ele está funcionando. É por isso que fizemos nossa lição de casa e trouxemos aqui muitos exemplos de onde estão sendo utilizados os chatbots em diversas partes do mundo.

Começando pelo Brasil, com alguns bots no Facebook Messenger:

99off Descontos: Bot que permite o usuário buscar por produtos.
Motoboy.com: A plataforma Motoboy.com conecta consumidores com motoboys.
Banco Original: Bot que permite aos usuários obter informações sobre cartões.
Movile: Dá informações sobre produtos, serviços.
Skol: Dá informações sobre festas que a Skol organiza no Rio de Janeiro.
Alice Seguros: Bot que funciona como um agente de seguros.
UOL Esporte: Bot do portal UOL com informações sobre esportes.
Mr. Enem: Bot que te ajuda a estudar para o Enem no Messenger.
Bula Bot: Bot que dá informações sobre remédios.
Rastreamento Bot: Bot para rastrear encomendas.
Radar: Bot que dá informações sobre a qualidade das operadoras de telefonia móvel.
Cacau Show: Bot que dá informações sobre os produtos Cacau Show.
Finanças Práticas: Bot lançado pela Visa que busca ajudar o usuário com finanças.
Satoshi Nakamoto: Bot criado para educar os usuários sobre Bitcoin e Blockchain.
Conselheira Prudence: Bot criado pela marca de preservativos.
Repost Bot: Esse bot te ajuda a salvar fotos do Instagram no seu celular.
Amigo Anônimo: Chatbot criado para auxiliar dependentes alcoólicos.
Seu Processo: Serviço público para o acompanhamento de processos na justiça.
GEBSAPrev: Bot da Cedro para previdência dos funcionários da General Electric.


Chatbot por setor em outros países:


Financeiro

Fidelity: Atualizações do mercado e cotações de ações.
Capital One: Verifica saldos, revisa transações, faz pagamentos e outros serviços.
NerdWallet: Bot que aprende mais sobre você e suas necessidades com o uso do cartão.
RBS: Luvo, chatbot que ajuda a responder as consultas dos clientes empresariais.
ENO: Seu assistente financeiro.


Alimentação

Trolli: Doce popular Goms Worms criou bot que oferece brindes e atividades.
Whole Foods: Permite que usuários busquem receitas e encontrem locais de lojas.
Taco Bell: O TacoBot ajuda as pessoas a pedir facilmente Taco Bell para o almoço.
Domino’s: Para receber sua pizza no tempo, em qualquer lugar e a qualquer hora.
Burger King: Bot com ofertas da rede de restaurantes.
Pizza Hut: Mostra locais próximos e opções de menu e pagamento.
Heston Bot: Chatbot para melhorar suas habilidades culinárias.
Viagem

KLM: O bot KLM envia informações de voo, check-in, passagens.
Hipmunk: Os viajantes podem perguntar ao Hello Hipmunk conselhos de viagem.
Expedia: Permite aos viajantes visualizar rapidamente opções de hotel.
Uber: Integração do Uber no Facebook Messenger, sem abrir aplicativo.
Lyft: Permite que os usuários solicitem um passeio e notifiquem seus amigos.
Skyscanner: Simplifica busca de voos no Messenger, Skype e Amazon Echo.
Marriott International: Permite aos membros do Marriott pesquisar e reservar.
TripAdvisor: Guias para viajantes.
Visabot: Informações de vistos para imigrantes.


Jornais

NYTimes: Election Bot mostrou atualizações ao vivo das eleições nos EUA.
CNN: Chatbot envia notícias de notícias personalizadas ou histórias específicas.
Today Show: Você pode receber as principais manchetes de notícias.
NBC: No botão Breaking News, usuários acompanham mais de 90 mil tópicos.
WSJ: Usuários visualizam mercados e notícias financeiras.


Saúde

HealthTap: Bot responde questões relacionadas à saúde.
Boston Children’s Hospital: Fornece aos pais informações de saúde para os filhos.
MedWhat: Assistente médico responde perguntas para médicos e pacientes.
MELODIA: Chatbot médico da Baidu lançado na China.


Esportes

TheScore: O bot perfeito para fãs de esportes.
NBA: Os aficionados em basquete podem conversar no Messenger.
Toni: Fãs das ligas de futebol europeias podem usar o Toni para informações.
NFL: Bot sobre a NFL da Sports Illustrated.


Varejo e comércio ecommerce

1-800-Flowers: Permite aos usuários enviar flores e presentes.
eBay: ShopBot, um assistente de compras pessoal inteligente.
Macy’s: Macy’s On Call, atualmente em teste piloto nas lojas.


Moda e beleza

Victoria Secret PINK: bot permite que adolescentes encontrem o sutiã perfeito.
H&M: Bot da H&M oferece inspiração de roupa para adolescentes.
Sephora: Bot compartilha vídeos de maquiagem, tutoriais e dicas.
Burberry: Bot da linha de moda high-end compartilha novas coleções.
TMY.GRL: Personal Fashion Stylist da Tommy Hilfiger.
Statsbot: Assistente de análise pessoal.


Serviços de utilidade pública

Hewlett-Packard: Permite aos usuários acessar suas galerias de fotos.
The Weather Channel: Bot útil que compartilha previsões diárias.
Poncho: Um previsor meteorológico.
Nadia: Pode ler emoções humanas, expressões faciais e entender seu tom.
Lara: Seu conselheiro de encontros.
Nerdy Bot: Torna a lição de casa fácil.


Imóveis

Apartment Ocean: Chatbot de imóveis que constrói relações com clientes.
Homehawkai: Chatbot para imóveis.

Outras aplicações para Chatbots:

Escritório de advocacia
Empresas de cobrança
Ensino e aprendizado
Para reservar ingressos
Contabilidade
Pesquisas
Service Desk e suporte
Segunda via de boleto
SAC


As possibilidades de uso de chatbot em seu negócio são enormes. Com planejamento e uma solução bem implmentada, unindo inovação e simplicidade, sua empresa pode se destacar ao incorporar um assistente virtual na estratégia de atendimento.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !