Porque aplicativos mobile de marcas consagradas precisam criar valor para seus usuários

O público-alvo mobile representa um enorme potencial para as empresas, uma vez que 86% do tempo dos usuários móveis é dedicado ao uso de aplicativos.

Criar um aplicativo para expandir sua empresa para este canal de marketing ajuda você a capturar esse público, mas somente se você evitar as armadilhas associadas a aplicativos móveis de marca. Muitos usuários simplesmente não conseguem encontrar o valor em aplicativos móveis da marca para justificar que ele ocupe espaço na tela inicial de seus dispositivos.

Além disso, pesquisas apontam que 38% dos usuários de marcas estão insatisfeitos com a experiência do aplicativos da sua marca, o que pode levar a uma impressão em geral negativa. Se você deseja evitar que seus planos de mobile marketing fracessem, seu aplicativo de marca precisa criar um valor real para seus usuários. Aqui estão algumas dicas sobre como fazê-lo direito.


1. Avalie as necessidades do seu público

Os usuários móveis têm muitos aplicativos, mas não muito tempo. Se os seu aplicativo mobile de marca não tiver um um objetivo, eles serão desinstalados. O departamento de marketing e vendas deve tentar encontrar dados significativos sobre as necessidades dos clientes, dorres e interesses específicos. Excluindo as funções básicas, como um localizador de loja ou catálogo, considere funções que agregam valor à experiência do cliente.

O aplicativo da empresa Colorsmart BEHR Mobile é um exemplo perfeito de como os aplicativos móveis de marca podem criar valor, mostrando aos usuários como eles podem usar um produto para as necessidades reais. O aplicativo criado pelo fabricante de tinta usa a câmera do telefone para colorir a combinação de seus produtos com as fotos tiradas, mostra cores relacionadas, espectros de cores e também fornece maquetes de sala mostrando como a tinta se parece em situações do mundo real para ajudar os clientes na seleção. Tais recursos são realmente muito úteis para pessoas que estão no processo de renovar suas casas ou designers de interiores.


2. Aproveite o Local

O Google encontrou o volume de pesquisa "perto de mim" em ascensão, com 34 vezes mais consultas de pesquisa móvel procurando resultados "perto de mim" em comparação com o volume de pesquisa de anos anteriores. Facilite então que sua audiência encontre o conteúdo hiper local que eles precisam. Pense além dos locais e horas da loja, embora esses sejam pontos de dados essenciais para incluir em seus aplicativos móveis de marca. Com base em dados sobre seus usuários, descubra quais recursos extras eles podem estar procurando. Esses pequenos bônus poderiam acabar dando aos seus aplicativos móveis de marca uma vantagem extra sobre outros aplicativos.

Por exemplo, veja o aplicativo da marca W Hotel. O aplicativo vai além da localização básica e da funcionalidade de reserva, permitindo que os clientes solicitem também serviço de quarto on-line sem ter que ligar para a recepção. Ele também fornece conteúdo personalizado em destinos locais com base no hotel do usuário, e também oferece mixagens de música personalizadas que mostram o talento local e a atmosfera geral que o W Hotel quer projetar.



3. Teste sua aplicação antes da implantação

Enfatizamos sempre a importância da QA e dos testes . É o mesmo caso para aplicativos mobile de marca. Vindo com uma lista de recursos  que atende as necessidades de sua audiência é um passo importante na criação de um aplicativo de marca valioso. Mas as características que soam bem no papel nem sempre acabam sendo adequadamente funcionais no mundo real. E quando eles não conseguem trabalhar, você não pode esperar que a força de uma marca compense o que falta no desempenho.

Prototipe seus aplicativos mobile da marca como parte do processo de design e desenvolvimento e assim você descubrirá problemas potenciais que podem ser corrigidos e re-testados até atingir um melhor estado de perfeição. Claro, um aplicativo completamente livre de bugs é o Santo Graal para desenvolvedores de aplicativos e provavelmente impossível de se conseguir. Mais problemas devem aparecer depois de liberar o aplicativo para o público. Mas com prototipagem e testes completos, você pode, pelo menos, garantir que os usuários não encontrarão problemas importantes que teriam sido perdidos se você estivesse realizado na etapa de testes.

Usando uma ferramenta de prototipagem você pode testar seus projetos com usuários reais. Você pode descobrir detalhes finos, até mesmo as animações de UI e transições de tela, com protótipos totalmente interativos criados.


Síntese

Aplicativos mobile de marca podem trazer um valor significativo para a sua empresa, mas você deve fazê-lo direito a fim de evitar ser rotulado com o "apenas outra estratégia de marketing". Ofereça aos seus usuários um conteúdo interessante e variado, adaptado aos interesses da sua comunidade de usuários ou com base em eventos locais. Faça uso de funcionalidades móveis, como notificações push e mensagens para enviar lembretes gentis para usar o aplicativo novamente.

Lembre-se: não se trata apenas de vender, é sobre engajar o usuário. Capture seu público mobile com aplicativos móveis de marca que realmente agregam valor as suas vidas.
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