Pratique inovação em qualquer tipo de negócio


Não se reprima
Quando a inibição ataca, a pessoa se sente limitada e presa. Ou seja, o contrário do que se espera de um profissional inovador. Para praticar este conceito é preciso se libertar das amarras corporativas, deixar de lado ideias preconcebidas e verdades absolutas. Basicamente aplicar o famoso termo “pensar fora da caixa”. Procure estar sempre aberto a novas ideias e soluções sem se prender a limites. Uma forma de fazer isso ao buscar a solução para um problema é deixar sua mente correr solta. Anote tudo o que vier à cabeça, mesmo as ideias mais loucas. Depois, selecione aquilo que faz sentido. Lembre-se: inovação é muito mais um fator psicológico do que intelectual.

Anote suas ideias
Muitos profissionais considerados inovadores e criativos têm o hábito de manter em um diário anotações sobre suas ideias e pensamentos. Alguns anotam em blocos de notas, outros preferem post-its, enquanto há ainda a turma que prefere papéis soltos mesmo. Não importa o meio escolhido: crie um método para capturar seus pensamentos, organizar suas ideias, colocá-las no papel e dar início a um processo criativo.

Crie hábito diferentes
O ambiente pode afetar — e muito — a forma como você se sente. Quanto mais relaxada e calma a pessoa está, mais receptiva ela fica para deixar a criatividade e a inovação fluírem. Não é à toa que muitas boas ideias surgem embaixo do chuveiro ou quando a pessoa está caminhando por aí sozinha. Cada um tem um gatilho próprio para acessar a energia inovadora. É preciso descobrir qual é o ambiente que desperta isso em você. Na mesa do restaurante da empresa, sentado no banco em frente ao prédio ou olhando a janela da sala? Muitos profissionais inovadores costumam fazer longas caminhadas para conseguir resolver um problema. Experimente e veja se funciona para você.

Troque ideias
Sessões de brainstorming é uma excelente forma de praticar a inovação em qualquer tipo de negócio. Precisa de uma solução? Convoque não só sua equipe, mas pessoas de diferentes áreas da empresa para discutir o problema e dar opiniões. Muitas vezes tudo o que você precisa é de um olhar diferente para resolver a questão.

Saiba aonde quer chegar
Planejamento e foco são essenciais para colocar a inovação em prática. Antes de começar a pensar em novas ideias, analise qual a meta que você tem que cumprir, quais os objetivos que precisa alcançar e todos os passos que precisa dar para chegar lá. Depois de fazer isso, abra espaço para novas ideias.

Permita-se errar
Inovação não existe sem erro. Para inovar é preciso correr riscos e cometer alguns tropeços pelo caminho. Admita que algumas ideias simplesmente não vão funcionar. Não fique triste, encare como um aprendizado, aceite o que aconteceu e use este conhecimento para tentar algo ainda melhor. Assim como grandes empresas que hoje são modelo de inovação, também erraram em certos momentos. O importante é não desistir e começar outra vez.
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !