Crie agora uma empresa inovadora com estes passos

O que é ser uma empresa inovadora?
Vamos começar do princípio. Inovação é um conceito frequentemente confundido com tecnologia. Embora em muitos casos ela esteja presente em empresas inovadoras, é possível apresentar algo novo ao mercado sem se valer de ferramenta alguma.

Quando Henry Ford dobrou o salário de seus funcionários, em 1914, ele inovou de uma forma que até hoje enfrenta resistência por alguns empreendedores. O famoso empresário defendia que seus colaboradores teriam que ter condições de comprar aquilo que produziam. Mas o foco da ação, é claro, estava no aumento da eficiência, o que dependia de ter os melhores na equipe.

Ford, aliás, é talvez quem mais entenda sobre como criar uma empresa inovadora. Várias de suas ações trouxeram ao mercado soluções inéditas para velhos problemas. A produção em escala na indústria, por exemplo, é um belo exemplo do poder do novo, do fazer diferente.

Era um risco há 100 anos? Certamente era. Mas o que é ser uma empresa inovadora se não correr riscos, ainda que calculados?

Embora mais de um século tenha se passado desde as inovações de Ford e que, depois dele, muitos outros empreendedores também apresentaram contribuições valiosas em áreas diversas, a capacidade de promover o novo não desapareceu. Ao contrário, ela apenas se reinventa a cada dia.

Então, para aprender como ser uma empresa inovadora, é possível se espelhar em muito daquilo que líderes do mercado fazem hoje.

Você não precisa ser o único no mundo a adotar uma solução para ser considerado inovador. Você pode inovar no seu mercado, na comparação com seus concorrentes e até mesmo com relação aos próprios métodos.


Vamos entender melhor como fazer isso?

Como criar uma empresa inovadora
Há várias características em comum entre as empresas inovadoras. Desde antes de Ford até os dias atuais, muitas delas repetem os objetivos e os meios. Ou seja, no que um processo se foca e como ele é realizado de modo que as metas sejam alcançadas.

Isso se traduz em três características principais: eficiência, produtividade e foco no cliente.

Está pronto para descobrir como ser uma empresa inovadora a partir delas?

1. Seja eficiente
Você já deve ter ouvido falar da metodologia Six Sigma. Se não a conhece, leia este artigo. O principal a saber é que ela persegue o erro zero. Seu objetivo é tornar um processo instável em um processo perfeito.

Então, se um processo já nasce perfeito, isso significa eficiência e inovação? Não é bem assim.

Em primeiro lugar, a ideia de algo que já surja com perfeição costuma ser enganosa. E é por isso que vale citar a Six Sigma. A ferramenta é aplicada e reaplicada, de modo que a cada vez a taxa de desperdício de recursos humanos e materiais (incluindo tempo) seja menor.

É a tolerância ao erro e o aprendizado que ele oferece que marca as empresas inovadoras. Não por acaso, testar um modelo de negócio antes de lançá-lo ao mercado são características das startups, consagradas como um tipo de empreendimento inovador.

O erro é até certo ponto desejável, dada a oportunidade de aprendizado e evolução que ele gera. Mas não se pode conformar-se com os erros, sob pena de comprometer a eficiência tão necessária para inovar.

Se você não está satisfeito com os resultados obtidos por sua empresa, será que não pode tentar algo novo? Quem sabe uma mudança na forma como executa um determinado processo?

O questionamento é parte da inovação e, é claro, precisa estar integrado a uma estratégia. Também por isso, outra ótima ferramenta para elaborar o seu plano de ação é o Ciclo PDCA. Assim como a Six Sigma, a evolução pode ser gradual e constante.

2. Seja produtivo
Para o bem dos resultados da empresa, um processo eficiente precisa ser escalável, certo? Então, além de fazer melhor, a busca de negócios inovadores é por fazer mais e em menos tempo.

Por outro lado, pode não ser simples alcançar a produtividade em uma estrutura tão enxuta, como costuma ser o padrão em pequenas empresas. Mais do que nunca, é preciso estar aberto para contar e para valorizar os recursos que tem. Estamos falando dos colaboradores.

Os talentos da sua equipe são a chave de um negócio mais eficiente e mais produtivo. Como são eles os responsáveis por executar os processos, são também os principais interessados na sua melhoria.

Isso significa que a mais básica ação de qualquer estratégia de aumento da produtividade, que é o planejamento, não pode desconsiderar a participação dos colaboradores. Ouça o que eles têm a dizer, suas ideias e opiniões.

Refazer algo que não foi bem pensado representa um gasto desnecessário e vai na contramão do que as empresas inovadoras praticam.

E por falar em custos, faça as contas: quanto a automatização de processos na empresa pode representar em economia de tempo e de dinheiro, agregando qualidade e eficiência, além de tornar a rotina mais produtiva.

Se você já experimentou um sistema de gestão online, entende como a tecnologia é aliada da inovação.

3. Tenha foco no cliente
Ele é a razão da sua empresa existir. É por ele que você deseja inovar, se tornar mais eficiente e mais produtivo. O foco está todo nele. Ou não?

Um erro comum entre empreendedores que falham ao tentar inovar está na falta de objetivos claros ou na escolha por ideias que não representem benefícios, que não agreguem valor ao cliente. Sem isso, não há modelo de negócio que dê certo, por mais testes e ajustes que sejam feitos.

É por isso que conduzir uma pesquisa de mercado, um instrumento tão básico na etapa de construção de um plano de negócios, se revela fundamental. Afinal, ela permite conhecer quais são as reais necessidades do seu público, o que ele quer, como ele quer e quando ele quer.

A rede de fast food McDonald’s saiu do anonimato para a liderança do mercado mundial ao dar ao cliente o que ele desejava. Não era só um lanche saboroso, tampouco um ambiente aconchegante, talheres de prata ou outros supérfluos. Seu público só queria receber o pedido em 30 segundos.

Na década de 50, isso parecia impossível, mas a empresa inovou e mostrou que não. Ela perseguiu o objetivo de entregar ao cliente aquilo que ele queria. E venceu.

Acredite: você pode inovar
Estudar o mercado, conhecer o cliente, montar um time de talentos, ser produtivo, ser rápido e ser eficiente. É claro que essas características, que você acompanhou ao longo do artigo, não definem o sucesso, mas contribuem bastante para descobrir como criar uma empresa inovadora.

Não importa qual o seu segmento de mercado, que tipo de atividade exerce ou a que público se destina aquilo que oferece. Sempre é possível fazer algo novo, apresentar uma solução inédita, fazer mais e fazer melhor.

Comece qualificando-se com relação a si próprio. Depois, mire a concorrência. Só nunca esqueça do cliente, pois ele é e sempre será o fiel da balança.
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