5 maneiras de revitalizar sua aplicação mobile

Em 2008, quando a Apple começou a suportar o desenvolvimento de aplicativos de terceiros, ninguém sabia que uma indústria gigantesca surgiria. Os aplicativos para dispositivos móveis já existiamantes disso, mas a indústria nos anos 80 e 90 não era nada como agora quando  aplicativos são criados aos milhares todos os dias.

Não há dúvida sobre isso: o setor de aplicativos móveis explodiu. Estima-se que o setor de aplicativos móveis valerá US $ 77 bilhões em 2017 e até US $ 101 bilhões em 2020 . A partir de junho de 2016 , o Google Play tinha 2,2 milhões de aplicativos disponíveis para download, enquanto a app store da Apple não estava muito para trás com 2 milhões de aplicativos.

Para dizer que seu aplicativo móvel está se afogando em um mar de possibilidade é talvez um eufemismo. A competição é feroz e você terá que enfrentar o desafio se você tiver alguma esperança de chegar ao Top 10.

Se o seu aplicativo móvel existe há algum tempo, mas a competição está começando a afastar você, agora pode ser um bom momento para examinar algumas técnicas de revitalização. É melhor começar cedo e descobrir o que você está fazendo de errado, porque se você esperar até que seus usuários já tenham excluído seu aplicativo, pode ser muito tarde.


Retornar ao básico
Você vê os dados de uso. Você sabe se seus usuários estão caindo ou se os downloads estão diminuindo. Isso acontece com os melhores de nós. É apenas o ciclo do produto natural - e os aplicativos para dispositivos móveis não são imunes - mas você não deve ignorar a tendência descendente e assumir que ele voltará ao longo do tempo. Você precisa analisar os dados e ver onde você errou. Por que as pessoas estão se afastando do seu aplicativo?

Esta é a sua oportunidade de voltar ao básico. Pergunte-se qual foi o objetivo do seu aplicativo para começar. Qual foi o seu objetivo? Por exemplo, se a finalidade do seu aplicativo móvel for permitir que os clientes verifiquem o status de seu pedido, acompanhem seus envios e busquem produtos para comprar, então todas essas coisas deveriam ser muito fáceis de usar e tão simples .

Muitas vezes, os relatórios de falhas e erros indicam problemas que você não sabia que existiam, o que pode mostrar aonde concentrar sua atenção. Se o rastreamento de remessa nunca for atualizado com novas informações ou o aplicativo falhar quando tentam fazer um pedido, esses são problemas críticos que você precisa resolver imediatamente. Os usuários não vão ficar em frente para aplicativos móveis que não lhes dão o que precisam. Eles eliminam todo o seu trabalho duro antes de terem tido a chance de corrigir o erro.

Estamos dispostos a apostar que estão desenvolvendo a próxima grande idéia de aplicativo móvel.
Então volte ao básico. Olhe novamente para o seu objetivo original. Ainda é relevante? Isso se adapta à forma como a sua empresa está evoluindo? Caso contrário, altere-o pisando um entalhe (ou três). Realmente pegue o tempo para entrar em sintonia com o que seus clientes precisam - e depois entregá-los em um prato de prata.

Revise sua experiência onboard
Ninguém conhece seu aplicativo móvel melhor do que os designers e desenvolvedores. Nós gostamos de acreditar que nossos usuários aprendem muito bem, mas vamos enfrentá-lo: não estamos treinando eles. Ninguém está lá para mostrá-los diariamente como eles poderiam estar usando melhor ou como encontrar as coisas que estão procurando. Mas nós poderíamos ser.

Todos devemos procurar por áreas para melhorar nossa experiência onboard. Considere, por exemplo, dar um passeio. Um tipo de "encontrar isso aqui e aquilo lá", tipo de introdução ao seu aplicativo. Talvez até compartilhe alguns recursos que as pessoas estão subutilizando com base nos dados do seu aplicativo. Codrin Arsene da Y Media Labs , uma agência de desenvolvimento de aplicativos móveis e estratégia digital, diz que uma boa turnê de bordo deve " destacar as melhores funcionalidades, como funciona a navegação e as principais tarefas que você espera que um usuário realize no aplicativo".

Nós mantemos toda nossa vida em nossos smartphones.
Talvez você tenha feito isso há muito tempo quando o seu aplicativo foi lançado pela primeira vez, mas se você está procurando idéias de aplicativos para dispositivos móveis que possam ajudar a trazer seus clientes de volta, sua experiência onboard é um bom lugar para começar. As possibilidades são, você fez algumas tarefas domésticas e manutenção geral - talvez até mesmo algum trabalho de design, então esta é uma boa oportunidade para reintroduzir seu aplicativo para usuários que podem ter desistido de você.

Arsene acrescenta: "Poucas coisas são piores para os negócios do que um usuário móvel que está ficando frustrado porque não sabem como realizar uma tarefa dentro de um aplicativo." Esta é a sua oportunidade de se redimir, então pegue o tempo para criar uma tutorial rápido após a primeira publicação aberta do aplicativo. É provável que pague no final.

Siga os Três R's
Christina Trampota é sócia-gerente da CGM Squared e trabalha em marketing e estratégia móvel com empresas que vão desde startups até a Fortune 100. Em seus olhos, as idéias para revitalizar seu aplicativo móvel chegam aos três fatores, são eles: ser atual, ser relevante, e ser inesquecível.

Não deve ser uma surpresa que especialistas como Trampota enfatizem a importância de manter seu aplicativo móvel atualizado - mas ela não está apenas falando sobre a atualização das últimas tendências de design e desenvolvimento (como o iOS e os dispositivos Android todos os anos ). Trampota diz que "o conteúdo e a experiência no aplicativo devem corresponder ao valor do imóvel em um dispositivo móvel".

Trampota nos disse que o americano médio usa menos de 30 aplicativos por mês . E isso inclui todas as categorias - entretenimento, produtividade, negócios, compras, redes sociais, etc. Por que você deve ter muita sorte de ser um dos poucos selecionados? O que torna seu aplicativo muito melhor do que o de seus concorrentes? Manter seu conteúdo recente é uma das maneiras mais fáceis de mostrar o valor de seus clientes, mas é preciso tempo e energia para fazê-lo.

Relevância
A relevância inclui ser recente, mas também se relaciona com seus usuários no momento certo. Há muitas maneiras de seguir isso e como isso se adequa ao seu modelo de negócios depende da indústria e do comportamento do usuário. Por exemplo, alguns aplicativos da loja de varejo enviam notificações push para lembrá-lo de vendas, enviar códigos de cupom ou simplesmente lembrá-lo de que o aplicativo ainda está lá.

Uma captura de tela de notificações de varejistas em um iPhone.
Macy's e Etsy aproveitam as notificações push para manter suas lojas na parte de trás da sua mente.
Trampota recomenda dar um passo adiante: se você tiver uma localização de tijolo e argamassa, use notificações de pressão para empurrar suavemente quando os usuários do aplicativo estiverem na sua área. Claro, isso só funcionará se os usuários tiverem serviços de localização ativados, mas definitivamente vale a pena construir se isso signifique que os clientes possam parar em sua loja, pois aumenta as chances de gastar dinheiro em seu estabelecimento.

Inesquecível
Fazer com que sua audiência se lembre de que você existe não é tão fácil quanto parece. Agora, ao ler isso, alguém está prototipando um aplicativo que irá competir com o seu. Você precisa descobrir o que separa seu aplicativo e, então, você precisa ter certeza de que ele fica bem . Mas como?

Uma das melhores maneiras de criar um componente pegajoso é dar aos seus usuários um incentivo para entrar com você diariamente. Trampota diz que isso " pode variar de verificar o equilíbrio em uma conta de recompensas, para uma competição entre outros participantes na equipe ou programa, ou algo importante em suas vidas cotidianas". Isso significa que você precisa conhecer seu público e o que motiva Eles, mas o mais importante - significa que você precisa conhecer sua concorrência.


Idéias de revitalização de aplicativos móveis

Só porque a sua concorrência está fazendo algum progresso não significa que você e seu aplicativo móvel devem chamá-lo de sair e seguir em frente. Às vezes, os aplicativos para dispositivos móveis só precisam de uma reforma - e sim, isso pode significar uma grande revisão ou talvez redefinindo a finalidade de sua aplicação inteiramente, mas se seus números tendem para baixo, você precisa fazer algo sobre isso. E rapidamente.

Esta não é, de modo algum, uma lista abrangente de ideias para revitalizar seu aplicativo móvel. Com um pouco de criatividade e determinação, estamos confiantes de que você pode encontrar inúmeras maneiras de iniciar o seu aplicativo de volta ao topo das tabelas. E quando você faz, deixe-nos ajudá-lo a fazer o processo de redesenho ir um pouco mais suavemente.
 
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