Como o investimento em UX traz valor ao cliente

Ser um designer UX nunca foi tão relevante. Desde o início da revolução UX, designers, desenvolvedores, gerentes de produtos e até executivos começaram a aceitar verdadeiramente a importância dos produtos centrados no usuário. O próprio projeto foi transformado em uma maneira de pensar que tem o objetivo final de resolver problemas. UX assumiu um ponto vital nos processos estratégicos de tomada de decisão de muitas empresas de software.

No entanto, aqueles no campo UX saberão que às vezes, convencer um cliente a investir na UX é uma tarefa hercúlea que exige que você flexione músculos de persuasão. Há ainda casos de designers que ainda se recusam a convencer os executivos a investir na experiência do usuário .

No entanto, você ainda quer ter um trabalho significativo para fazer e sabe que na maioria das vezes, os clientes realmente precisam melhorar a UX de seus produtos. Como, então, você vai convencer seus clientes a investir na UX? Abaixo destacamos alguns bons conselhos que ajudarão a moldar suas habilidades de persuasão e a apresentar um argumento para investir na UX e que seu cliente não vai querer dizer não.



O que você diz e como você diz

É provável que você não fale com seus clientes do mesmo modo que você conversa com seus amigos. Da mesma forma, é altamente improvável que um cliente fale com você como faria com um amigo. No final do dia, um relacionamento baseado em cliente tem seu próprio conjunto de regras de interação que será definido por você e pelo cliente.

Quando se trata de convencer um cliente a investir na UX, fique dentro dos limites desta relação. Suas chances podem melhorar se você aprender a falar seu idioma. Na maioria das vezes, você tentaria convencer os gerentes de produtos ou executivos de alto nível da necessidade de investir em UX, isso ajudaria a escolher alguns termos com os quais eles poderiam se relacionar melhor.

Evite o jargão teórico e a terminologia baseada em design. Em vez disso, comece a pensar em como o design UX pode ajudar a melhorar suas taxas de conversão. Discuta como isso afetará seu ROI.

Em vez de uma longa apresentação apresentando casos de UX ruins e bons, relate seus argumentos diretamente as suas situações. Saiba o que exatamente é que eles desejam melhorar em termos de seus objetivos comerciais. Conheça a forma como o investimento em UX pode ajudar a alcançar esses objetivos.


Aqui estão quatro indicadores que você poderia usar para apoiar melhor o caso para investir no UX.

1. O design UX pode levar seus produtos de "bom" para "uau!"

Seu cliente deve entender que ter uma ótima idéia para um produto não se traduz automaticamente em um ótimo produto. As idéias estão por aí aos mentes. É o que realmente fazemos com uma idéia que faz a diferença.

Se o seu cliente trabalha com designers e desenvolvedores premium, é muito provável que o produto final seja bom ou mesmo ótimo. No entanto, ainda pode haver algo faltando que impede o produto de atingir os níveis de "wow" para o usuário.

UX é um meio comprovado e poderoso para preencher a lacuna entre um produto "bom" e um "wow". Fornecer uma experiência brilhante ao usuário poderia muito bem transformar um curioso cliente potencial em um cliente fã da usa marca.

O trabalho em UX procura atender às necessidades dos usuários e resolver os problemas dos usuários. Mesmo os pequenos soluços que podem não ocorrer em um app regular, como a importância de mensagens de erro ou uma animação de carregamento. Investir na UX é se concentrar na elaboração de produtos que são significativos e deliciosos para o usuário tanto em nível prático quanto psicológico.

Explique ao seu cliente que o sucesso de um produto não é determinado apenas por seus recursos e usabilidade. Isso também vem de deliciar os usuários. Deliciar é a " magia" que captura a atenção muito procurada do usuário. Conseguimos isso cuidando de suas necessidades e seus estados emocionais, pois estão usando o produto.

Investir na UX é garantir que o seu produto tenha um impacto positivo sobre a forma como os usuários interagem com um produto, em todos os passos da experiência do usuário. E qualquer medida de positividade aumenta a conversão de um "lead" para um "cliente".



2. Investir na UX para melhores taxas de conversão e retenção de usuários

Alguns clientes podem afirmar que já sabem o que seus usuários querem. Eles buscaram comentários através de pesquisas de clientes e outras táticas para reunir informações sobre os usuários. No entanto, os números importantes ainda não estão subindo apesar dos esforços para melhorar o produto ou serviço.

O problema é que muitas empresas na verdade não sabem quais são as perguntas certas a serem feitas. E mesmo que eles tenham os dados, eles podem não ter a experiência para interpretar os dados de forma a agregar valor ao produto ou ao serviço. Eles podem até estar tentando ajustar o problema em torno da solução apenas para validar o produto. Isso exige conhecimento para realizar pesquisas adequadas.

Investir em UX é investir no futuro de um produto. UX tenta descobrir as frustrações do cliente. Pode acender quando e por que os usuários abandonam o processo de conversão. Com insights obtidos na pesquisa de usuários, entendemos quais fatores influenciam a decisão de um usuário de comprar ou para olhar a oferta de um concorrente.

Pesquisa de usuários procura descobrir as verdadeiras expectativas dos clientes, e não as que eles afirmam ter. Convença seu cliente de que investir em UX garante a longevidade de seus negócios aumentando as taxas de conversão e mantendo a fidelidade do cliente.



3. Uma UX pobre pode custar muito

É um erro ignorar  UX no ciclo de desenvolvimento do produto. Um produto pode ser  bem projetado e bem construído mas sem os insights relevantes sobre os usuários, e com uma UX fraca isso poderia falhar na sua essência.

Seu cliente teria que gastar ainda mais recursos em ciclos de redesenho e redesenvolvimento. Eles teriam que desperdiçar ainda mais horas em descobrir onde o problema realmente está e como consertá-lo. É possível até chegar à terrível conclusão de que o produto não serve para os usuários.

Um cenário comum é o produto que parece ótimo e parece funcionar perfeitamente. Construído por uma equipe experiente o produto é lançado com grandes esperanças. Um mês depois, os usuários estão reclamando que é muito difícil navegar na interface. Eles lamentam que faltam algumas funções importantes. Muitas vezes, a necessidade de investir no projeto UX revela-se marcante apenas após o lançamento do produto.

Também seria um caso caro. Este cenário exigiria que a equipe de design alterasse o layout, o conteúdo e o menu de navegação. Então, os desenvolvedores se reúnem para lamentar coletivamente sobre a quantidade de trabalho que eles teriam que colocar para mudar quase tudo em um nível estrutural. Neste ponto, a equipe de gerenciamento já "treme" por causa do orçamento reduzido que foi desperdiçado na construção de um produto que os usuários não gostaram.

Isso poderia ter sido evitado com um foco dedicado na criação de experiências excelentes do usuário desde o início. Construir um produto sem qualquer pensamento dado à UX significa que o design e os recursos do produto são criados sobre o que os designers e desenvolvedores da equipe acham que seria bom para o produto e é isso que você deveria evitar.

Designers e desenvolvedores podem ser talentosos e inteligentes, mas podem não ser os usuários reais do produto. Como eles são os que trabalham no produto durante um longo período de tempo, eles são, por padrão, os maiores usuários do produto. As coisas que são muito familiares para eles acabam por ser uma completa perplexidade para um novo usuário.

Convença o seu cliente a não seguir essa estrada. Deixe-o saber que eles podem reduzir significativamente o tempo de desenvolvimento e desenvolvimento desperdiçado se eles deveriam investir no UX desde o início.



4. UX não é limitado a grandes empresas

É um equívoco comum que o design UX é um luxo que apenas grandes empresas como a Apple podem pagar. Se o seu cliente é uma empresa inicial ou pequena, você deve informá-los de que a UX não se limita às grandes empresas. Investir na UX não precisa custar um braço e uma perna.

Não existe um processo UX fixo, embora existam diretrizes e princípios que a maioria dos designers UX respeitem. O design UX pode ser implementado com o uso de diferentes tipos de estratégias. Alguns destes podem ser rentáveis, como testes de usabilidade, protótipos de papel, exercícios etnográficos para pesquisa de usuários ou testes de usuários remotos. Se o seu cliente alega que o projeto UX está simplesmente fora do seu orçamento, faça-os repensar a situação. Aponte para o argumento anterior sobre como ignorar a UX desde o início de um ciclo de desenvolvimento de produto poderia custar-lhes um ótimo negócio mais tarde.

Seja aberto e flexível sobre seus métodos. Você realmente precisa testar seu produto com 50 usuários depois de já testá-lo com 10? Os resultados estão atingindo uma espécie de estado do platô? Se um cliente fosse dar um salto e investir na UX como você aconselhou, assegure-se de adaptar seu processo aos negócios e ao orçamento.

Convencer um cliente a investir em UX não custa pedaço de bolo, vamos admitir isso. É uma tarefa que exige todo um esforço e um grande conjunto de habilidades de persuasão para reter. No entanto, é importante tanto para você como designer quanto para o negócio de seus clientes. Em qualquer caso, lembre-se de evitar comparações hipotéticas e direcionar seus argumentos para o negócio específico do seu cliente.
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