Dicas para melhorar a gestão da sua empresa

Já é tradição: sempre que um novo ano começa, surgem as promessas, simpatias e resoluções. No âmbito empresarial, o que você pode fazer de diferente para alcançar melhores resultados? Em vez de pular sete ondas, que tal seguir as sete dicas que trazemos para você?



1. Abra os olhos para o mercado e seus clientes

Você teve uma ideia em 2016, achou que era ótima, mas no final foi um fracasso ou quase isso? Conta para a gente: pensou bem antes de colocá-la em prática ou achou que só por que parecia uma boa a sua proposta daria certo?

A não ser por um golpe de sorte, nenhuma estratégia tende a dar certo se não a constrói olhando para o mercado, conhecendo bem seu cliente e os concorrentes. Não esqueça que tudo isso muda muito rápido: o que interessava ao seu público em janeiro passado pode não interessar agora. Abra bem os olhos e estude seus hábitos de compra.



2. Envolva a equipe nas suas metas

Se nem todos os objetivos traçados para o ano passado foram alcançados, vale se perguntar: onde foi que eu errei? Uma das possibilidades é que apenas você tenha acreditado na meta, o que raramente funciona em uma empresa.

Manter os colaboradores motivados é o que mais aproxima um negócio do sucesso, pois a produtividade costuma ser proporcional à satisfação com que desenvolvem suas tarefas. Dinâmicas, vídeos e treinamentos são ações válidas. Só não deixe de participar diretamente delas.



3. Aproveite os benefícios da comunicação

Quem não se comunica, se trumbica, já dizia o saudoso Chacrinha. E não é que ele tinha muita razão? Olhe para dentro da sua empresa e veja como os processos funcionam (ou não funcionam). Quantas vezes você teve que contornar erros bobos, cuja origem estava em um mal-entendido?

A falta de diálogo entre estoque, vendas e financeiro, por exemplo, provoca ruídos que prejudicam negociações e afetam o faturamento. Para evitar a bagunça, qualificar as ações e deixar todos mais felizes na empresa, adote ferramentas de comunicação interna.



4. Não tenha medo de inovar

A inovação é etapa importante para o crescimento da empresa. Inovar significa fazer diferente, ser criativo e propor novas formas de abordar antigos problemas. Você pode inovar em produtos, em processos e até no modelo de negócio.

Quem fica parado no tempo não se destaca no mercado, convive eternamente com os mesmos erros e vê seu faturamento se estabilizar em uma zona de conforto, mas pouco lucro. Que tal dar um basta nisso? Pense sobre inovação e tenha disposição para mudar em 2017.



5. Faça mais e melhor

O mercado é competitivo, você sabe. E só se destaca nele quem consegue fazer mais em menos tempo e utilizando menos recursos. A busca por mais produtividade é uma constante em pequenas empresas, já que a eficiência é passagem obrigatória para o sucesso em negócios enxutos.

Mas a que preço? Enlouquecer seus colaboradores com excesso de trabalho não os tornará mais produtivos. Já ser flexível quanto a horários, permitir que trabalhem em home-office quando isso for viável e estabelecer indicadores de desempenho que não desconsiderem a qualidade de vida no trabalho são ações que contribuem para o maior engajamento.



6. Use a tecnologia a seu favor

Você ainda faz o controle financeiro manualmente? E o seu estoque, ainda checa os itens nele apenas com uma prancheta em mãos? Como dizia um antigo comercial de tv, está na hora de rever seus conceitos.

Planilhas e outros documentos em papel são úteis na fase embrionária do negócio, quando um mínimo cuidado de gestão é melhor do que nenhum. Mas 2017 chegou e não dá para ficar preso no passado.

Você precisa adequar seus processos ao mundo digital, utilizando ferramentas online, que trazem diferenciais como o armazenamento na nuvem e o acesso por dispositivos móveis. É dessa forma que você deve realizar o fluxo de caixa, conciliação bancária, cadastro de clientes e emissão de nota fiscal, entre outras tarefas de gestão.



7. O contador é seu melhor amigo

O empreendedor tem no contador o seu principal parceiro para o sucesso do negócio. Se você esqueceu dessa lição no ano passado, não repita o erro em 2017.

Há quem desconsidere esse suporte e veja o profissional de contabilidade como aquele que está na empresa para lembrá-lo de fazer a parte chata e não operaconal. É claro que você prefere vender, produzir e executar do que calcular impostos e registrar receitas e despesas. Mas quanto tempo o negócio sobreviveria sem um controle financeiro?

Adote esta dica final como sua resolução de Ano Novo: ouça seu contador, tire com ele as dúvidas sobre as obrigações acessórias da empresa e aposte nas melhores práticas de gestão. Se na hora da tempestade esse suporte o mantém em pé, quando o sol voltar a brilhar ele será decisivo para você decolar.


Melhore a sua gestão em 2020
Este artigo trouxe algumas ideias para melhorar a gestão da sua empresa em 2020. Acreditamos que as dicas sejam úteis para que os resultados alcançados neste ano possam ser melhores, aproximando você das metas propostas.

Embora não exista uma receita única para quem persegue o sucesso nos negócios, não há grandes segredos: é preciso trabalhar, se dedicar, refletir, analisar e planejar.

Como recado final, vale a recomendação para que você se assuma como o gestor que a empresa necessita, qualificando os processos, promovendo ajustes, oferecendo condições e um ambiente produtivo e acompanhando de perto os resultados. Está na hora de arregaçar as mangas!
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !