Etapas essenciais para desenvolver um processo de design colaborativo

Design é um processo de criação de soluções criativas e resolução de problemas priorizando as necessidades do usuário. Designers precisam definir e criar produtos que sejam fáceis de usar, facilitem a vida e orientem o comportamento do usuário.

Como designers, precisamos resolver problemas e fornecer soluções para nossos clientes. A maioria dos clientes vem com um problema ou necessidade específica e, como designers, contribuímos com soluções lideradas por design para a melhor maneira de melhorar seu serviço. Temos que entender que não somos super-heróis, não temos respostas para tudo. No entanto, seguindo uma abordagem de design colaborativo, podemos compartilhar nossa experiência nas áreas de design de interface de usuário e ajudar a orientar a funcionalidade mais adequada para o projeto de um cliente. Compartilhamos nossas ideias como parte de um processo de design colaborativo porque entendemos que trabalhar em equipe e usar nossa capacidade intelectual coletiva é a melhor maneira de encontrar as soluções mais adequadas para problemas complexos.

Este artigo se concentrará na metodologia de trabalho que desenvolvemos na Veradata para oferecer uma abordagem rápida, flexível e que prioriza o cliente no desenvolvimento de soluções de design. O fluxo de trabalho de design colaborativo que desenvolvemos é parte integrante de todas as soluções que criamos.


Design colaborativo
Processo de design colaborativo que promove a comunicação

Colaboração e comunicação são princípios fundamentais do nosso fluxo de trabalho na Veradata. A equipe de design está em constante comunicação com desenvolvedores, arquitetos de soluções e gerentes de projetos para fornecer a melhor solução para o cliente. Uma boa comunicação e uma metodologia de trabalho eficaz são benéficas para as nossas equipas e benéficas para os nossos clientes; menos tempo é gasto repetindo tarefas, o que significa que mais tempo pode ser gasto na definição de ótimas soluções.

Seguindo a abordagem de design colaborativo e trabalhando em equipe podemos ver todo o ciclo de vida de um projeto, incluindo quaisquer problemas que a equipe frontend tenha quando está na fase de implementação. Como designers é muito importante fazer parte do projeto em todas as fases. Podemos nos adaptar às necessidades do cliente e fornecer soluções para quaisquer problemas que surjam à medida que o projeto avança. Quando definimos os objetivos do projeto e entendemos quais funcionalidades ou processos precisam ser melhorados, conseguimos oferecer as soluções mais adequadas e eficazes para um projeto.

Temos que desenhar soluções que não sejam apenas “nice to have”, mas que sejam “must have”, soluções que ofereçam funcionalidades essenciais para melhorar o projeto do cliente.


Etapas essenciais para um bom processo de design colaborativo
Envolver toda a equipe do projeto desde o início

Nas primeiras fases do projeto (pensamento, pesquisa, wireframing, etc.) partilhamos toda a documentação com a nossa equipe. A equipe de design precisa ter feedback constante, tanto de clientes quanto de desenvolvedores, para verificar se os designs atendem aos requisitos do projeto.

Após as fases de ideação e pesquisa passamos a fazer wireframes rápidos para representar a solução que o cliente e projeto necessitam. Com esses wireframes rápidos, podemos verificar as funcionalidades que definimos com a equipe de frontend, e eles podem estimar e verificar as melhores formas de implementá-las.



Organizando reuniões de revisão e validação antes de apresentar aos clientes

Quando definimos um novo fluxo ou funcionalidade, realizamos reuniões internas de validação junto com os desenvolvedores e gerentes de projetos (PMs). Para os PMs isso é útil porque eles podem verificar se os objetivos do projeto estão sendo alcançados e os desenvolvedores podem verificar se é possível implementar as soluções de design que criamos.


Processo de comunicação entre equipes
Use a mesma linguagem para uma comunicação clara entre as equipes

Uma comunicação clara no design é importante. Precisamos falar e falar a mesma língua, a mesma estrutura e nomenclatura. Aqui na Veradata, montamos um Sistema de Design consistente que constitui a base de todos os nossos projetos. Os desenvolvedores sempre usam a mesma estrutura e as mesmas convenções de nomenclatura para seus componentes.

Há um ano, começamos a usar um template de design no Figma, nossa principal ferramenta de design colaborativo. Usamos a mesma estrutura e convenções de nomenclatura para todos os componentes que usaremos no novo projeto. Definimos  FUNDAÇÕES - COMPONENTES - PADRÕES - REGIÕES e EXEMPLOS DE PÁGINAS .

A estrutura e a forma como usamos este modelo são as mesmas em todos os nossos projetos e os elementos básicos como cartões, formulários e títulos foram definidos pela equipe de design para nossos desenvolvedores. Assim, quando se inicia um novo projeto podemos definir os alicerces com base na identidade da marca do cliente, ou seja, muito rapidamente podemos fornecer um primeiro rascunho do projeto alinhado com a marca da empresa.

Para a equipe de design, é melhor se esforçar mais no início na definição das funcionalidades e soluções que atendem aos objetivos maiores do cliente do que perder tempo redefinindo componentes ou padrões simples. Esse tipo de tarefa pode ser deixada para a segunda rodada de desenvolvimento, quando o cliente já tiver aprovado a maior parte do projeto e estiver satisfeito com o andamento.

Entendemos que precisamos trabalhar rápido, que os clientes precisam ver soluções. Nesta fase estamos projetando ideias, não o resultado final perfeito em pixels. Gastar tempo no design geral e nos recursos principais é mais importante do que trabalhar nas questões básicas.


Use uma estrutura clara em todos os projetos

Nosso template utiliza a mesma estrutura em todos os nossos projetos, fazendo isso os designers sempre sabem como cada projeto está organizado, assim como os PM's e desenvolvedores. Manter uma estrutura consistente significa que os membros da equipe podem alternar entre projetos sem qualquer integração especial.

A comunicação e o feedback contínuo são os fatores mais importantes para garantir um bom fluxo de trabalho colaborativo entre designers e desenvolvedores que trabalham juntos em projetos web. Manter uma estrutura clara com convenções de nomenclatura consistentes facilita a adaptação de designers e desenvolvedores a qualquer projeto.

Trabalhar em conjunto em um modelo Figma “ao vivo” significa que designers e desenvolvedores estão constantemente envolvidos. A abordagem de design colaborativo leva a uma entrega rápida com menos esforço. Todos se beneficiam desse fluxo de trabalho colaborativo; os clientes veem as coisas serem feitas rapidamente e os PMs podem detectar problemas antecipadamente para garantir que a entrega ocorra dentro do prazo.

 
Gostou do artigo e quer saber mais sobre tecnologia? Então siga os nossos perfis no Facebook, Twitter e LinkedIn !